quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Entender o mar

Eu gosto de nadar no mar.
Gosto mesmo. Sempre que posso, boto meu short e pulo na água. Passo muito tempo nadando, curtindo a sensação gelada e confortante que a água passa. Sentindo o cheiro e o gosto do sal. Mergulho, e esqueço da vida. Poucas coisas são tão boas do que aproveitar o mar, despreocupado.

Mas o mar nem sempre colabora com meu descanso, e eu nem sempre estou atento.

De vez em quando, eu acabo esquecendo tanto da vida, que esqueço até que não mando no mar. E quando ele começa a curtir suas ondas mais fortes inocentemente, eu já não lembro mais que não controlo essas ondas.
Claro, é ruim nadar quando as ondas estão muito altas e a correnteza muito forte. Quando isso acontece, o certo a se fazer é sair do mar e esperar ele se acalmar. O mar não vai sair de onde está, e eu sempre poderei voltar mais tarde.
Mas como eu disse, de vez em quando eu esqueço de tudo. Me parece que ele, com suas ondas e correnteza, está favorecendo outros apreciadores, como surfistas. E como me sinto mal com as ondas, vou de encontro a elas. Bato com elas de frente, esperando estilhaçá-las.

Esqueço até que não importa a força que eu tenha, ondas são naturais. Não se pode impedi-las. E mesmo sem ter isso como objetivo, elas acabam batendo com tanta força, que me levam de volta à areia. E para mim, parece que o mar está querendo que eu vá embora.

Mas não é isso. Eu acabo tendo que me desanimar na maioria das vezes e voltar para casa para ver que ele não estava pedindo que eu fosse embora. Estava só sendo como é, o que eu teria visto se tivesse mais calma. O grande problema é que o mar não tem como me comprovar que ainda me espera. Eu tenho que confiar nele e esperar a calmaria chegar.

A essa altura, eu já deixei de esquecer de tudo. Já lembro como as coisas funcionam, e que o mar não pode se mover.
Mas eu juro: quando percebo que fui embora só porque não entendi o que ele estava fazendo, eu fico com medo de dia seguinte o mar não estar mais lá.

3 comentários:

  1. Se isso foi uma metáfora para algo mais, foi muito, mas muito boa mesmo. Senti só no fim do texto, mas me tocou. Passarei aqui mais vezes.
    Beijos, Cici!

    ResponderExcluir
  2. Do you need Finance? Are you looking for Finance? Are you looking for finance to enlarge your business? We help individuals and companies to obtain finance for business expanding and to setup a new business ranging any amount. Get a finance at affordable interest rate of 3%, Do you need this finance for business and to clear your bills? Then send us an email now for more information contact us via E-mail: fastloan078@gmail.com Or WhatsApp me on +918929509036

    ResponderExcluir